segunda-feira, 18 de setembro de 2017

7 Profissões em alta que não exigem curso superior

Atuar no mercado de trabalho com capacitação profissional sempre é bacana. Garante um salário mais alto e em muitos casos a possibilidade de lecionar para outros estudantes com diploma de mestrado e doutorado. Mas nem sempre é preciso ter diploma. Há profissões em alta que não exigem o documento. Saiba mais!


Profissões em alta que não precisam de curso superior

Por muitos anos propagou-se a ideia que apenas quem tinha curso superior conseguiria um bom emprego. Em algumas áreas sim, como saúde, por exemplo. Mas há muitos setores para investir sem a necessidade de um curso superior. 

Algumas dicas de profissões em alta seguindo esta linha de pensamento são:

Ferramenteiro de moldes plásticos 

Você sabe que para criar uma vasilha, um copo ou prato de plástico é preciso de um molde, não é mesmo? Ele é criado por um ferreiro especializado no assunto. Mas o conhecimento é totalmente empírico e não há formação na área. A profissão paga bem e trabalha no setor industrial. 

Técnico em obras

O curso técnico tem duração de dois anos e ele atua em obras residenciais ou juntamente com construtoras. O salário é alto, um pouco mais baixo que de um engenheiro mas com conhecimento equivalente. 

Inspetor de qualidade

Será que os produtos fabricados estão com qualidade devida? O curso técnico forma um profissional qualificado para avaliar o processo de fabricação, preparo e apresentação do produto. Trabalha com fabricantes e com excelente remuneração. 

Encanador

Os cursos de formação são de curtíssima duração (apenas alguns meses) e é uma das profissões mais antigas e requisitadas do mercado. Do pequeno reparo a uma construção gigante, sempre há um encanador atuando com pagamento por diária ou serviço prestado. O Senai oferece esse tipo de curso!

Técnico em construção naval 

Curso de curta duração e com carência de mão de obra, por isso o salário é um dos mais altos da área naval. A função é construir embarcações a estrutura base e hidráulica para navios de pequeno, médio e grande porte. 

Web Designer

O curso de curta duração (disponível em formato ead) permite ao profissional trabalhar poucas horas por dia e ganhar muito bem. Ele trabalha criando sites mas também logos, propaganda virtual, e-mail marketing e muitos outros serviços. A Microlins oferece esse tipo de curso!

Professor de idiomas

Para atuar em escolas de ensino fundamental e médio é preciso ser licenciado em letras, mas para escolas de idiomas não. Ganha-se por hora aula e dá uma boa renda. 

Qual a importância do diploma?

Um curso superior é aquele cursado em nível de graduação ou técnico. Podem se inscrever apenas quem possui ensino médio completo. O curso pode durar dois anos no nível técnico ou quatro anos. Há ainda o modelo de curso tecnológico, equivalente a uma graduação mas com menor duração.



Apesar de ser possível trabalhar sem diploma o documento não deve ser desprezado. Uma formação superior garante um aprendizado de qualidade em uma determinada área, tornando um profissional especialista em sua função.

Muitas profissões tornam o diploma necessário. Ninguém confiaria em um médico sem diploma, não é mesmo? Nas aulas de graduação o profissional aprende desde a teoria de sua função até a prática com a oportunidade de estagiar para colocar seus conhecimentos em prática. 

O diploma ainda permite seguir adiante na formação. Pode-se concluir um mestrado, doutorado, enveredar por pesquisas ou se tornar professor universitário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário