quarta-feira, 12 de setembro de 2018

5 Principais Dúvidas Sobre o Pagamento do IPVA

O IPVA corresponde ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e é cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos no Brasil. Este imposto sempre acaba levantando muitas dúvidas para os novos motoristas e até para os que dirigem há muito tempo.


Confira abaixo as 5 principais dúvidas sobre o pagamento do IPVA e fique por dentro do assunto:

1. O IPVA é obrigatório?

Sim, o IPVA é um dos impostos obrigatórios cobrados de proprietários de veículos do Brasil e não pagá-lo gera consequências que podem causar muita dor de cabeça!

Por isso, você deve estar atento à divulgação das informações do IPVA MG ou o imposto da sua região. Para os próximos meses, verifique o IPVA 2019 GO ou IPVA 2019 DF.

Como calcular o valor do imposto?

Para calcular o valor do imposto a ser pago, você deve levar em consideração o modelo do seu veículo e verificar a tabela com o valor venal do veículo fornecida pela Secretária da Fazenda.

Outro ponto que deve ser levar em consideração é que a porcentagem do IPVA é diferente para cada estado. São Paulo , por exemplo, tem um dos valores mais altos para este imposto.

Como realizar o pagamento?

As regras de pagamento podem variar de região para região. Em alguns estados, é oferecido um desconto para quem paga à vista. É oferecida também a opção de dividir o valor em três parcelas. Para solicitar esta forma de pagamento é preciso estar atento aos prazos estabelecidos oficialmente.

Depois de selecionar a forma de pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária ou Casa Lotérica com o boleto do IPVA e efetuar a quitação.

E se eu não realizar o pagamento?

Como mencionamos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é de pagamento obrigatório, então quem não pagar a taxa fica sujeito a cobrança de multas por parte do DETRAN e dos órgãos responsáveis.

Sem contar que, o não pagamento do imposto acrescenta uma porcentagem de juros ao boleto do IPVA. Quem não cumpre a quitação dentro do prazo, precisa gerar um novo boleto com valores corrigidos pelo acréscimo de juros.

É possível solicitar o licenciamento do carro sem pagar o IPVA?

Como você deve saber, o licenciamento do veículo é obrigatório. O licenciamento certifica que o automóvel está em condições regulares com o DETRAN. Sem este documento, você não pode circular legalmente nas ruas, e caso seja autuado nesta situação, você estará sujeito à multas e o seu veículo pode ser apreendido.

Sem o pagamento do IPVA e dos impostos obrigatórios, não é possível solicitar o licenciamento do seu automóvel. Portanto, para não acabar com pendências com o DETRAN é preciso quitar a taxa do IPVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário